Placas solares instaladas até janeiro podem ganhar isenção de encargos por 23 anos

A geração de energia solar por si só já apresenta diversos benefícios, e estamos em um excelente momento para quem está pensando em aderir a essa tecnologia.

Entenda melhor

Algumas regras estabelecidas pelo Marco Legal da Geração Distribuída trouxeram ainda mais atenção para o segmento da energia solar aqui no Brasil. 

Até o dia 6 de Janeiro de 2023, ao realizar uma instalação de kit fotovoltaico, o consumidor garante isenção sobre o pagamento de encargos durante os próximos 23 anos.
A vice-presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) explicou que “o consumidor que pedir e realizar o procedimento até o dia 6 de janeiro tem isenção. Passado esse período, ele terá que pagar um pedágio de toda a energia que colocar na rede”.

Um investimento que vale a pena

O investimento em um sistema próprio de geração de energia solar pode reduzir o gasto com energia em até 90%, além de exigir pouca manutenção e normalmente possuir garantia de desempenho na geração de energia por mais de 20 anos.

Muito se fala que não valerá mais a pena a instalação da Energia Solar Fotovoltaica após a taxação, mas isso não é verdade. A taxação até melhora o retorno sobre o investimento do sistema fotovoltaico em uma residência, isso porque com o início da taxação o cliente para de pagar pela disponibilidade de ponto, o que pode reduzir a sua conta de energia imediatamente após a instalação do sistema. Essa economia pode passar de R$ 1.400,00 por ano, o que vai ajudar a melhorar ainda mais o payback do projeto.

Agora é hora de instruir o cliente

Algumas regras não podem ser esquecidas:

  • A taxação é crescente a cada ano, começando a 15% do custo do fio B e terminando a 100% do mesmo custo.
  • A taxação não se aplica a quem tiver o sistema protocolado até 06/01/2023, ou seja, o sistema não precisa estar instalado até essa data, o projeto tem que estar apenas protocolado junto à concessionária.
  • Um cliente com o sistema instalado poderá transferi-lo para outra pessoa, desde que seja na mesma unidade consumidora (UC), se em algum momento o contrato com essa UC for cancelado, ele perderá o direito adquirido, resumindo, a não taxação está ligada ao contrato do relógio e não ao CPF do cliente.
  • O Cancelamento do contrato com a UC pode se dar em caso de irregularidade, isso significa que após instalado e aprovado o sistema fotovoltaico, caso acrescente alguma placa não prevista no projeto ou não vistoriada o cliente pode perder o direito adquirido também. 

O cliente ganha e você também!

Os integradores da Helte Solar devem instruir seus clientes sobre o excelente momento para se investir na geração de energia fotovoltaica. Aproveitem o final de 2022 para instalar kits fotovoltaicos sem taxação.

Acesse nossa plataforma e aproveite!