Quais os cuidados após a instalação de um Kit Fotovoltaico?

Um bom sistema solar fotovoltaico consegue chegar a 25 ano de uso com até 80% da sua capacidade operacional contratada, mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e depois da instalação! Quais cuidados a serem seguidos após a instalação de um kit FV?

Quando o projeto está instalado, é preciso assegurar que todos os componentes e sistemas existentes na unidade consumidora (pode ser uma residência, uma indústria, um edifício e assim por diante) tenham sido projetados adequadamente, com todas as instalações corretas, testadas e em operação, de modo que tudo esteja de acordo com as necessidades e condições técnicas operacionais contratadas pelo proprietário.

Comissionamento: O que é? Por quê deve ser feito?

O comissionamento é um processo que tem por objetivo garantir a operação eficiente e segura do sistema instalado. Para isso, é preciso validar o projeto, a execução e os equipamentos de acordo com as normas, leis, regras de engenharia e especificações técnicas do projeto contratado pelo proprietário.

Segundo o Canal Solar, um bom comissionamento ajuda a maximizar os lucros dos investidores, reforça o controle de qualidade do projeto, evita riscos de incêndio, facilita os processos de manutenção e evita retrabalhos.

Segundo a equipe técnica da HELTE, o comissionamento é uma oportunidade de contato com o cliente, uma forma de pós-venda. O Integrador consegue, desse modo, garantir que a instalação irá continuar a funcionar de forma segura e sem descumprir as metas estabelecidas para geração de energia do projeto original.

Quais são os principais cuidados a serem tomados?

Com tudo em ordem, é a hora de aproveitar a economia na conta de luz! Mas lembre-se que para o sistema funcionar em sua máxima potencialidade é preciso também atentar-se com a manutenção.

  • Lembre-se de lavar os módulos periodicamente. Apenas água, sabão neutro e pano macio nos vidros dos módulos!
  • A limpeza do sistema de ventilação do inversor também é necessária e pode ser feita a cada 6 meses.;
  • Cheque também os contatos dos cabos e conectores;
  • Aproveite para fazer uma inspeção e olhar bem os terminais CA do inversor, disjuntor e transformador;
  • O ideal é também identificar pontos de sombra, originados por novas construções ou até vegetação. A sombra interfere na produção de energia, já que reduz a quantidade de radiação solar que chega no módulo;

– Módulos com poeira e sujeira acumulada chegam a perder até 16% de eficiência, segundo pesquisa da UFC, 2019.

Ficou com dúvidas? Fale com os técnicos da HELTE. Queremos sempre ajudar você!